sábado, 14 de fevereiro de 2009

REVOLUÇÃO RUSSA (1917) = ANTECEDENTES E FATORES

Petersburgo
1. A RÚSSIA PRÉ REVOLUCIONÁRIA
A= POLÍTICA = OPRESSÃO ABSOLUTA
= Séc. XVII = DIN. ROMANOV; Séc. XVIII = PEDRO, O GRANDE; Séc. XIX = ALEXANDRE II; Séc. XX = NICOLAU II. Czarismo (IMPERADOR) = Monarquia Absolutista. O chefe de Estado usa da força e da repressão.
= Imprensa achava-se totalmente censurada.
= Métodos de convencimento = manipulação ideológica, contava com o apoio da Igreja Católica Ortodoxa. O clero estimulava os fiéis de chamarem o Czar de “paizinho”, vinculando-o “pai celestial”.
B= SOCIEDADE = HAVIA GRANDE DESIGUALDADE SOCIAL
= Maior população de toda a Europa – 80% camponesa e 90% analfabeta;
= A sociedade apresentava fortes ranços feudais; A Nobreza russa era dona de quase todas as terras, que compunha o alto clero, o alto comando militar e o alto escalão burocrático do Estado;
= A Burguesia era frágil, dependia do Czar ( imperador russo);
= O operariado recém-formado quase não tinha amparo legal, superexplorado em péssimas condições de vida e de trabalho; Os Camponeses viviam sem terra e vivendo explorados, humilhados e ofendidos pelos grandes proprietários. Não tinham direito à nada, a não ser trabalhar e calar a boca. A servidão dos camponeses só foi eliminada no Século XIX (ALEXANDRE, O Grande)
C= ECONOMIA = UMA DAS MAIS “ATRASADAS” DO MUNDO
= No início do Século XVIII começou a desenvolver a indústria e o comércio baseados na mão-de-obra servil.
= 80% da economia estava voltada para a agricultura. No final do Século XIX houve incentivo para a entrada de investimentos externos, possibilitando a criação de um parque industrial.
D= PARTIDOS POLÍTICOS = (agiam de forma restrita, sem desafiar o Czar):
= Partido Socialista Revolucionário = composto por camponeses = defendia a Reforma Agrária.
= Partido Constitucional Democrata (Kadet) = Burgueses, defendia a monarquia constitucional parlamentarista.
= Partido Operário Socialista-Democrático Russo (o mais Radical) = de tendência Marxista, pretendiam um projeto Socialista na Rússia. A maioria foi expulso da Rússia. Reuniam-se fora da Rússia, na clandestinidade (Exílio). Em 1903, subdivide-se em duas correntes:
# MENCHEVIQUES (minoritários) = Tendência Burguesa = Líder Martov = Derrubar o czar e implantar o Capitalismo, depois Socialismo;
# BOLCHEVIQUES (majoritários) = Tendência Operária = Líder Lênin = Operários e camponeses deveriam unir-se para organizar uma Revolução Socialista (proletária), por meio da luta armada. Em 1905, surge uma 3ª posição, defendida por Leon Trotsky = DITADURA DO PROLETARIADO e A REVOLUÇÃO PERMANENTE.

2. “ENSAIO GERAL” ou “TREINO” ( 1905)
A= PROBLEMAS = GRANDES DIFICULDADES DO POVO RUSSO
= Descontentamento popular russo = desejo de mudança e a crença de uma parte do povo de que o Czar Nicolau II era um homem bom e preocupado com os pobres ;Derrota na Guerra Russo-Japonesa (1904-05), provocou caristia para a Rússia. O Japão mostrou que já era um país imperialista capaz de derrotar um europeu e que a Rússia era fraca.

B= DOMINGO SANGRENTO (22/01/1905)= O povo sai em passeata cantando hinos cristãos, pedindo melhores condições de vida e de trabalho e desejando saúde ao Czar recebendo em troca o “CASTIGO EXEMPLAR” = massacre contra os manifestantes que expressavam o seu descontentamento em frente ao Palácio, pois não podia agir assim , sem a autorização do Czar. Tropas massacraram mais de mil pessoas.
1 = Resultados
= Indignação popular , protestos, Greve Geral e levante de setores militares. Ex: a Revolta dos Marinheiros do encouraçado Potemkim.
= exigência dos direitos democráticos, liberdade para a imprensa, liberdade para os partidos políticos, eleições para a DUMA (o Parlamento, uma Assembléia). Parlamento de aparência, MONARQUIA CONSTITUCIONAL. Parlamento composto em sua maioria pela burguesia , que dependia do Czar e tinha interesses diferentes daqueles do povo russo em geral. O CZAR POUCO RESPEITOU O PARLAMENTO , GOVERNANDO DE FORMA ABSOLUTISTA E ANULANDO A DUMA EM 1907.
= Formação dos SOVIETES (Comitês Populares = Conselhos de Trabalhadores), para melhor planejar as reivindicações e a luta contra o governo.












Nenhum comentário: