quarta-feira, 10 de novembro de 2010

AS LUZES DA RAZÃO


O Iluminismo é chamado de filosofia das luzes, do esclarecimento. A luz que nos faz compreender, que nos traz conhecimento: é a luz da razão, ou seja, da capacidade humana de pensar. A Razão era vista algo que valia para toda a humanidade. Acreditavam que, se utilizassem a razão, os homens poderiam descobrir qualquer mistério do universo, conseguiriam resolver qualquer problema da sociedade.
1 . ESCLARECER É EDUCAR = Os iluministas diziam que “ninguém nasce com idéias prontas. Todos os homens são resultado da educação que tiveram.” “Os homens são produto da educação e da sociedade em que vivem.” Jean-Jacques Rousseau dizia que: “O homem é bom por natureza, a sociedade é que o corrompe.” Assim o objetivo da educação seria despertar a bondade e as qualidades naturais do ser humano. Eles acreditavam que a Igreja tornava as pessoas ignorantes, perversas, supersticiosas e submissas.
2 . A RAZÃO APLICADA AO PROGRESSO = Usar a razão proporciona o PROGRESSO. Ou seja, os iluministas acreditavam que se os homens fossem racionais, a sociedade conheceria o progresso material e institucional. Para eles, a felicidade humana seria alcançada pelo uso da razão, liberdade e progresso. A miséria e a opressão não seriam uma cruz a ser carregada para sempre. A famosa Enciclopédia de Diderot e D’Alembert diziam que por meio da ciência e da tecnologia, a razão se tornava um instrumento para modificar o mundo, para criar o progresso material. A ciência tinha o papel de explicar o funcionamento do universo e da vida.
3 . A TOLERÂNCIA = o FILÓSOFO ILUMINISTA FRANCÊS Voltaire gostava de dizer: “Não concordo com uma só palavra que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de falar livremente.” Ele defendia a tolerância, ou seja, a idéia de que devemos respeitar as pessoas que pensam diferente de nós. Graças ao uso da razão, os homens de todo o mundo poderiam se comunicar, dialogar e se entender. Com isso, as guerras e as perseguições seriam evitadas.
4 . IGUALDADE JURÍDICA = Os iluministas achavam que a natureza fez com que todos os homens nascessem iguais. A lei deveria ser universal, ou seja, todos os homens teriam os mesmos direitos. Portanto, um regime político só seria justo se estabelecesse a igualdade jurídica. Admitiam as diferenças de riqueza na sociedade. Tal idéia agradava a burguesia.
5 . A LIBERDADE = Eles defendiam o direito à liberdade. O francês Montesquieu, defendeu a teoria da separação dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para limitar os poderes do Rei. Perceberam que existe um princípio fundamental na defesa dos direitos do cidadão. É o princípio de que o Estado não tem o direito de oprimir o cidadão. O Estado existe para servir ao cidadão, e não o contrário. Por isso, o Estado deveria se submeter às leis.

Nenhum comentário: