sábado, 22 de novembro de 2008

A MUDANÇA QUALIFICATIVA NO ESTADO DA RIQUEZA ESTÁ ACONTECENDO NA CHINA.

57% DO CAPITAL CHINÊS ESTÁ EM MÃOS PARTICULARES
प्रोफ Fan Gang, o professor universitário e economista, que acabou de escrever o livro "Relatório da Riqueza Chinesa", participou do Fórum de Chang'an e explicou o estado da riqueza chinesa para o público.
Prof. Fan falou que até o fim de 2002, o volume total do propriedade capital da China chegou 38 mil bilhões de RMB e a propriedade privada tornou-se a principal parte na estrutura da riqueza chinesa.
A conclusão do Prof. Fan veio de pesquisas feitas em dois aspectos.
O primeiro aspecto é a estrutura do capital. Pesquisa mostrou que no capital total, empresas governamentais ocupavam uma percentagem de 31%, e empresas privadas ocupavam 38%. No aspecto de posse do capital, o capital governamental ocupava uma percentagem de 26% e o capital privado do cidadão chinês era de 57%; além disso, organizações coletivistas ocupavam menos que 10% e comerciantes estrangeiros, incluindo de Hong Kong, Taiwan e Macau, ocupavam menos que 10%.
Os dados mostraram que a estrutura em que o capital é principalmente possuído e usado pelo governo e por organizações coletivistas está mudando. O capital particular já tinha superado a soma do capital governamental e do capital coletivista, e tinha se tornado a principal parte do capital social.
O segundo aspecto é a propriedade financeira. Segundo pesquisa feita nos volumes de dinheiro, de deposito no banco e de ação, a partir de 1980, o crescimento da propriedade financeira do governo, de empresa e de indivíduo era 82 vezes, 236 vezes e 130 vezes, que ocupam hoje 18,6%, 31,7% e 49,7% da propriedade financeira total.
Isso significa que particulares possuem hoje a maior parte da propriedade financeira líquida. Até 2002, o volume da propriedade financeira total era 20 mil bilhões. Cerca de 30% da população urbana possuíam quase 80% da propriedade financeira total da população.
E um fato notável é que, a China é um país que tem pouco capital, e a produção do capital dela é muito baixo। É um típico país que tem alta densidade de mão-de-Obra.
Do jornal Jovem Chinês

Nenhum comentário: