quinta-feira, 19 de junho de 2008

A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA

Ao longo do século XIX, as potências industrializadas européias adquiriram colônias e formaram grandes impérios coloniais nos continentes africano e asiático. Além das nações européias, participaram deste sistema de exploração econômica e de dominação política os Estados Unidos e o Japão.
Após a Primeira Guerra Mundial, surgiram movimentos de libertação nas áreas dominadas, mas as propostas anticolonialistas fracassaram. A partir de 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial, inúmeras foram as transformações verificadas: a economia européia entra em crise, Estados Unidos e URSS passam a disputar a hegemonia internacional e as antigas colônias iniciam os movimentos de emancipação política - a descolonização.
Em 1947, a Índia, antiga colônia britânica, conseguiu a sua independência, enquanto que em 1948 a Birmânia também se toma independente. Na África, a Libéria, a Etiópia e a República Sul-Africana já eram independentes antes de 1945. Entretanto, foi na década de 60 que o movimento de emancipação das colônias africanas se tomou mais forte.
Acredita-se que não è extremamente importante conhecer todos os países que surgiram em conseqüência do processo de descolonização. Mais importante é, sem dúvida, analisar os instrumentos utilizados para que se efetuasse a separação política e o significado desta.
A Revolução Russa de 1917 exerceu profunda, influência nas lutas anticolonialistas. Foi deste país que partiram as primeiras manifestações sobre o direito de autodeterminação dos povos, ratificado, posteriormente, pela Carta de São Francisco, que oficialmente criou a ONU. Também as preocupações sociais dos líderes dos movimentos de libertação se identificavam com o pensamento dos revolucionários russos. Mas a idéia que causou maior impacto foi a teoria do partido. Segundo Lenin, há a necessidade de uma liderança partidária capaz de fazer avançar o movimento social. A direção dos movimentos nacionais nas áreas colonizadas viu nessa teoria o modelo ideal para o desenvolvimento da luta anticolonialistas.

Nenhum comentário: