domingo, 15 de junho de 2008

POPULISMO E TRABALHISMO NO BRASIL


"O conceito de populismo é usado para designar um tipo particular de relação entre o Estado e as classes sociais. Presente em vários países latino-americanos no pós-guerra, o populismo caracteriza-se pela crescente incorporação das massas populares ao processo político sob controle e direção do Estado. A intervenção estatal na economia com o objetivo de promover a industrialização também cria vínculos de dependência entre a burguesia e o Estado. No Brasil, o populismo começa a ser gestado após a Revolução de 30 e se constitui em uma derivação do regime autoritário criado por Getúlio Vargas. Tratava-se de fazer uma administração que beneficiava as elites econômicas e, ao mesmo tempo, assumir a postura de “protetor” dos grupos populares.
Vargas apresentava cada benefício feito como concessão pessoal e convencia muita gente que governava para os pobres (“pai dos pobres”). "
"O nacionalismo varguista faz crescer a oposição e o presidente aproxima-se do trabalhismo. Em dezembro de 1951 assina nova lei do salário mínimo. No ano seguinte cria a Carteira de Acidentes do Trabalho e outros benefícios, como o adicional de insalubridade. Em junho de 1953 nomeia João Goulart, conhecido como Jango, para ministro do Trabalho com a missão de reorganizar a estrutura sindical, tornando-a ainda mais ligada à máquina do governo. Em 1º de maio de 1954 aumenta em 100% o salário mínimo, que mantinha o mesmo valor desde 1943."

Um comentário:

Anônimo disse...

muiito obrigada !
seu blog é ótimo e muito competente!

bjs