domingo, 15 de junho de 2008

A Lista de Schindler


UM LINDO E MARAVILHOSO FILME PARA SE TRABALHAR O TEMA: NAZISMO


O diretor Steven Spielberg (O Resgate do Soldado Ryan) conta a história de um empresário alemão que usou seu dinheiro e conexões para libertar judeus de campos de concentração, em plena 2ª Guerra Mundial. Com Liam Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley. Vencedor de 7 Oscars.
Ficha TécnicaTítulo Original: The Schindler's List Gênero: Drama
Tempo de Duração: 195 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1993
Direção:
Steven SpielbergRoteiro: Steven Zaillian, baseado em livro de Thomas KeneallyProdução: Branko Lustig, Gerald R. Molen e Steven SpielbergMúsica: John WilliamsDireção de Fotografia: Janusz Kaminski
ElencoLiam Neeson (Oskar Schindler);Ben Kingsley (Itzhak Stern)Ralph Fiennes (Amon Goeth);Caroline Goodall (Emilie Schindler)Jonathan Sagall (Poldek Pfefferberg);Embeth Davidtz (Helen Hirsch)Malgoscha Gebel (Victoria Klonowska);Shmulik Levy (Wilek Chilowicz)Mark Ivanir (Marcel Goldberg);Béatrice Macola (Ingrid)Andrzej Seweryn (Julian Scherner)
Sinopse: A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração. relato de um dos mais negros períodos da história da humanidade. Após a invasão das tropas alemãs na Polónia, cedo a comunidade judaica foi separada e obrigada a viver em ghettos em condições sub-humanas, uns tornando-se escravos, outros sendo mortos.
Creio que é impossível ficar-se indiferente a este filme, por tudo aquilo que ele representa. Não se trata de uma obra de ficção, mas sim de um retrato da realidade que se viveu durante o período da Segunda Guerra Mundial, com o extermínio de milhares de Judeus. Spielberg foi absolutamente brutal, como teria que ser.

Nenhum comentário: